É muito importante a adoção de medidas que devem ser colocadas em prática o quanto antes, objetivando mobilizar a percepção de toda comunidade do Banco Central do Brasil no sentido de que o PASBC é:
Responsabilidade Legal do BCB;
Grande ATIVO do BCB;
Parte da CULTURA do BCB;
Maior PATRIMÔNIO dos servidores;
Dois Grupos de Trabalhos (GTs) estão formulando propostas reestruturantes para serem adotadas objetivando a perenidade e sustentabilidade do nosso PASBC. É importante, também, o avanço social pelo maior comprometimento dos beneficiários como corresponsáveis nessa finalidade, fiscalizando, adotando ações de promoção de saúde em seu cotidiano, e, sobretudo, uma utilização mais consciente dos recursos oferecidos pelo Programa. No entanto, qualquer estratégia necessitará de tempo para oferecer resultados e um aporte de recursos, o mais breve possível, será determinante para que possamos ter segurança nesse processo.
Do prazo concedido aos Grupos de Trabalho para analisar e propor aprimoramentos nos aspectos atuariais, financeiros, governança, gestão, processos de trabalho e estrutura da área de saúde do Banco Central do Brasil, já transcorreu 2/3 do período de 90 dias previstos.
A divulgação de depoimentos de beneficiários do PASBC, demonstrando por meio de casos concretos, a importância do Programa de Saúde como inestimável patrimônio na vida dos servidores e de seus dependentes, e o envolvimento da AAFBC, ABACE, SINAL, outras Associações e Sindicatos, estabelecendo alianças estratégicas na defesa do PASBC, será fundamental no objetivo final.
É imperiosa a mobilização pelo reconhecimento por toda comunidade do Banco Central da importância do PASBC não só para os beneficiários, mas também para o próprio BACEN como um de seus maiores ATIVOS.
“ATIVOS – ATENTOS – JUNTOS PELA MANUTENÇÃO DO P A S B C”